Consultoria Empresarial será que é uma solução?
Werner K.P. 15 de maio de 2010 Num ambiente de negócios, que enfrenta um desmoronamento de práticas tradicionais de gestão empresarial, a empresa, muitas vezes, não sabe mais como sair desse impasse. Muitas empresas fracassam por mera falta de conhecimentos das práticas de gestão empresarial relevantes. Mesmo tendo conhecimento, as empresas não conseguem, muitas vezes, implementá-las.O conhecimento, em função da velocidade das mudanças, tende a se tornar obsoleto ou desatualizado, cada vez mais rápido.A alta direção acha que chegou no limite de sua competência e precisa de práticas novas, mas não sabe por onde começar.Por isso, os profissionais que não se adaptarem a esta realidade, colocarão a carreira da empresa e, com isso, a própria carreira em xeque. Novos gestores ou gestores em novas funções precisam, frequentemente, de um Consultor experiente ao seu lado, para aprenderem a gerar resultados rápidos e sustentáveis.Muitas vezes, as soluções não estão dentro da empresa; soluções de fora podem ajudar a gerar resultados de impacto.
"Se tudo parece estar andando bem, é porque você não olhou direito." Prof. Murphi – Universidade de Yale
"Mais importante do que corrigir distorções é fazer a 'medicina preventiva', que ajude a reorientar a empresa."

Marcos Cobra – FGV
Em que situações se deve pensar em uma "Consultoria Empresarial"?
  • O mercado em que a empresa atua sofre mudanças significativas e seus gestores precisam de ajuda externa para melhor avaliar os impactos sobre o negócio da empresa.
  • A empresa quer se preparar para novos saltos (qualitativos e/ou quantitativos) e deseja ter um Planejamento Estratégico seguro.
  • A Alta Gerência tem projetos de expansão, diversificação, introdução de novas tecnologias e/ou novos processos, mas não conta com pessoal capacitado para gerenciá-los.Há fortes divergências na Alta Gerência sobre o Modelo de Gestão a seguir.
  • Os gestores estão preocupados com resultados, mas não sabem como gerá-los.
  • A empresa quer o colaborador "ideal", mas não sabe como desenvolvê-lo.
  • A Alta Gerência descobriu a opção de exportar, mas não sabe por onde começar.
  • A empresa precisa de uma ferramenta gerencial para aumentar a lucratividade.
O que é uma "Consultoria Empresarial"?
  • A Consultoria Empresarial é um serviço que orienta o empresário a estruturar a gestão empresarial, auxiliando-o na análise e na solução de problemas de ordem prática bem como na implantação de técnicas de gestão empresarial bem-sucedidas.
  • Os serviços de Consultoria Empresarial podem ser prestados por empresas e profissionais autônomos, capacitados a oferecer contribuições específicas para o cliente, seja ele empresa ou gestor atual ou potencial.
  • Consultoria Empresarial é um processo interativo entre um consultor externo e uma empresa com a responsabilidade de resolver ou evitar um problema gerencial e/ou operacional.
Quais benefícios uma Consultoria Empresarial deve trazer? Podemos citar benefícios como:
  1. Economia de tempo: No dia-a-dia dos negócios, ninguém tem tempo para ler dezenas de livros, centenas de informativos e milhares de notícias. Uma Consultoria Empresarial sintetiza e compartilha conteúdos relevantes, de forma prática e aplicável.
  2. Quebra de rotina: "Estando numa boa", ideias novas fluem, pontos de vista diferentes provocam reflexão, distâncias entre querer e poder se reduzem e, assim, as soluções ganham forma.
  3. Individualização: Os temas trabalhados surgem de situações reais doparticipante; os exercícios são moldados conforme o perfil do participante; oaprendizado pode ser utilizado imediatamente no dia-a-dia do participante.
  4. Pontapé inicial: O treinamento incentiva o participante a usar o seupotencial em favor da empresa – e dele mesmo.
Como decidir "certo" na hora da seleção de uma Consultoria Empresarial? É fundamental que a empresa-cliente ou o indivíduo-cliente saiba o motivo de estar necessitando de uma consultoria empresarial; o consultor não pode ajudar em nada se a empresa ou o indivíduo não sabe que problema resolver ou evitar. Como também não adianta contratar o serviço de consultoria se não houver uma participação interativa com o consultor, na busca de solução sob medida.Algumas empresas surgem de ideias empreendedoras e inovadoras, que podem passar por uma fase de crescimento muito rápido e desordenado, e o empresário fica "assustado" com o crescimento e não sabe o que fazer. O objetivo superior deve ser um só: ajudar a empresa a crescer com lucro – de forma sustentável. A Consultoria Empresarial segue os seguintes passos:
  1. Diagnóstico da gestão corporativa ou da gestão das áreas da empresa em questão.
  2. Ao fazer o "raio x" do cliente, a consultoria realiza entrevistas de mapeamento (pontos fortes e pontos fracos), identifica vantagens competitivas e fatores de sucesso, aborda possíveis resultados a serem alcançados, traça soluções e mudanças com impacto direto no resultado financeiro/operacional e avalia padrões de desempenho e os sistemas de controle.
  3. Proposta contrato-padrão de Prestação de Serviços:
  4. A contratação de um Consultor Empresarial se faz por um período pré-definido em um acordo de trabalho, com prazos pré-estabelecidos, e com o foco na reestruturação e/ou reposicionamento. Os resultados são avaliados e as tarefas devidamente revisadas. Lembre-se: Tanto os executivos da empresa quanto os consultores devem assinar termos de responsabilidade pelo cumprimento de cada etapa.
  5. Desenvolvimento do Projeto
  6. Implantação
Qual é o papel do Consultor Empresarial?
  • O Consultor tem influência sobre a Gestão Empresarial, mas não controla os processos da mesma; ou seja, ele não possui função de gestor empresarial, tornando-se (apenas) um agente de mudanças na empresa-cliente.
  • Ele é um autônomo prestador do serviço de consultoria empresarial.
  • O Consultor Empresarial, em sua essência, é bastante valorizado, exatamente por sua imparcialidade e por atuar focado na resolução de problemas que a empresa não consegue solucionar.
Qual é o perfil de um Consultor Empresarial?
  • Um Consultor Empresarial combina formação, especialização e experiência no campo em que pretende atuar.
  • Também possui habilidades interpessoais como: saber ouvir, dar opiniões, colocar idéias e negociar. Empatia e flexibilidade facilitam a interação.
  • O Consultor apresenta competências de consultoria empresarial, ou seja, domínio do andamento das fases da consultoria, que são: contratação, coleta de dados, diagnóstico, recomendação, decisão, implementação da proposta e avaliação de resultado.
  • Além de ser especialista em um ou mais assuntos, o Consultor Empresarial é também um generalista, ou seja, entende claramente os processos entre as três áreas-chave de uma empresa, tais como (1) marketing e vendas, (2) produção / serviços /logística, (3) financeiro/administrativo, de uma forma geral, e da empresa-cliente, em particular.
  • O trabalho de um bom Consultor Empresarial deve preencher requisitos como:
    • Originalidade
    • Viabilidade
    • Velocidade
    • Sustentabilidade
    • Boa relação custo/benefício
Enfim, precisar ou não de uma Consultoria Empresarial é uma questão de leitura sensata da sua situação, mas lembre-se: Consultoria Empresarial é uma atividade que avançou muito, nos últimos anos, em todo o mundo e, particularmente, no Brasil – por que será? De Werner Kugelmeier wkprisma@wkprisma.com.br Disponível em: http://www.administradores.com.br/mobile/artigos/marketing/consultoria-empresarial-sera-que-e-uma-solucao/44927/